Fender TBX
Fender TBX

Depois de um certo tempo de guitarra, você começa a perceber que o modelo que você pagou caro em uma loja possui certas características que não lhe agradam muito, ou ainda, que ele poderia possuir certas características que lhe seriam muito mais úteis. Então você começa a pensar em fazer modificações no seu instrumento. Essas modificações é o que chamamos de “mods”.

Controles de tom cortam agudos, deixando o timbre menos brilhante, mais “abafado”. Pode ser útil em ocasiões muito específicas, mas muita gente não o utiliza por ser pouco versátil. No máximo se diminui um pouquinho para cortar a estridência de captadores da ponte, portanto, para a maioria, é um controle inutilizado. Por esta razão, mods em controles de tom estão entre as mais comuns para guitarristas.

Uma mod bastante antiga da Fender é a instalação do sistema Fender TBX. Não se sabe ao certo quando foi inventada, mas o primeiro modelo fabricado com ele é a Strato Eric Clapton Signature de 1988.

Se sua guitarra não vem com este item de fábrica, é possível comprá-lo separadamente para instalá-lo, mas o que é o sistema TBX?

A Fender chama o modelo de “Expansor de Graves e Agudos”.

Uma vez instalado o sistema, ele atua como um tom normal entre o 0 e o 5. No 5 ele possui um “click” ou um “detentor” central. A partir do 5 até o 10 ele aumenta os graves e agudos, oferecendo mais presença e saída para o seu timbre, deixando o controle muito mais versátil. Mas como isso é possível?

Cadastre-se para receber as novidades!

Não se preocupe que não enviaremos spam!

 

O kit

  • 1 potenciômetro empilhado (stacked pot) de 250k/1 meg
  • 1 capacitor 022 mf
  • 1 resistor de ¼ de watt 82k-ohm
  • Hardware para montagem (arruelas, porcas, knob branco de tom)
  • Instruções de montagem
    Fender TBX - kit
    Fender TBX – kit

O potenciômetro é, na verdade, dois potenciômetros empilhados sendo um de 250k e outro de 1M. Do 0 ao 5 ele atua sobre o de 250k, agindo como o tom normal da guitarra onde o 0 corta todos os agudos e o 5 age como um controle de tom no-load, ou seja, deixando passar todas as freqüências como se não houvesse potenciômetros no caminho.  A partir do 5 ele opera com o potenciômetro de 1M que eleva os graves e agudos gradualmente até o 10, com sua expansão máxima!

Fender TBX - potenciômetro
Fender TBX – potenciômetro

Uma das grandes vantagens do sistema é que não é necessário instalar baterias de 9v como nos expansores de médio. Você também não precisa de furos extras uma vez que ele será instalado no mesmo lugar que o potenciômetro convencional de tom, ocupando praticamente o mesmo espaço. Você não irá alterar a aparência do seu instrumento.

Eventualmente a Fender altera a configuração dos componentes, então é possível que aja alguma diferença entre o modelo produzido atualmente com os modelos mais antigos e com os futuros. Consulte o site do fabricante para saber se houve alguma alteração.

Para quem gosta de experimentar, é possível alterar os valores de resistência e os materiais dos componentes para descobrir novas possibilidades. É possível também usar todas as demais mods que se fariam normalmente com potenciômetros convencionais. O céu é o limite!

O Fender TBX pode ser instalado em baixos também.

 

Cuidado!

Se você não tem prática com soldas, leve a um profissional. O TBX é um sistema simples de ser instalado, mas é necessária alguma prática para evitar acidentes com você ou danos ao instrumento e à sua parte elétrica. Soldas mal feitas geram ruídos e interferências indesejáveis. Seja prudente!

Saiba mais sobre o Fender TBX no vídeo abaixo:

Conheça outras alterações feitas nesta guitarra aqui!

3 thoughts on “Fender TBX

Deixe um comentário