Reinaldo Figueiredo
Reinaldo Figueiredo

Nasci em 23 de outubro de 1976 em Belo Horizonte/MG. Sou compositor, guitarrista e violonista profissional atuando como músico freelancer e professor de guitarra, violão e teoria musical, harmonia e improvisação para qualquer instrumento musical.

O início

Embora o interesse de tocar profissionalmente tenha surgido apenas na adolescência, meu interesse pela música foi despertado ainda na infância, graças à música clássica, que ouvia devido à coleção de discos de minha mãe. Os imortais Bach, e especialmente Vivaldi, foram meus primeiros artistas favoritos.

Meu primeiro contato com a musica se deu aos nove anos de idade com algumas aulas de violão popular, mas que não duraram muito. Aos 12 anos, voltei a tocar, novamente pelo violão, com um instrumento emprestado por uma tia, mas desta vez como autodidata, e a música seguiu como um hobby até os 15 anos.

Aos 16 anos, à época da inevitável escolha de futuro profissional, estive dividido entre a carreira acadêmica de físico e a carreira artística. Em uma decisão difícil, acabei optando pela música, enfrentando obviamente as duras consequências e dificuldades inerentes à profissão. Meu primeiro instrumento foi uma guitarra “caseira” dada por meu pai. Graças à ajuda da mesma tia que me havia emprestado o violão e ao dinheiro destinado ao lanche da escola, conseguia comprar meus primeiros métodos.

Reinaldo Figueiredo
Reinaldo Figueiredo

A formação

Procurei desde o início de minha carreira obter uma educação musical diferenciada, com os melhores professores. Busquei também uma educação indiferente a estilos ou rótulos, valor que conservo até hoje em minhas atividades, tanto como músico quanto educador musical.

No início, passei por vários professores, chegando a estudar também violão clássico, mas optei por me dedicar exclusivamente à guitarra. Em 1995, conheci Edworny A. Assis, meu professor mais duradouro, com quem estudei até o final de 1997, que também se tornou meu amigo.

Dedicado a obter a melhor educação que as oportunidades me permitiam, estudei e aprendi com grandes nomes. Em minha extensa lista de professores contém os renomados guitarristas de rock/metal brasileiros Edu Ardanuy (Dr. Sin), Kiko Loureiro (Megadeth/Angra/Solo), Rafael Bittencourt (Angra/Bittencourt Project), Andreas Kisser (Sepultura), o saudoso Wander Taffo (Rádio Táxi/Secos e Molhados), o guitarrista Tomati (Sexteto Jô Soares), os virtuosos Marty Friedman (Megadeth), e Paul Gilbert (Racer X/Mr. Big) e o pianista Ian Guest, referência máxima no ensino de música brasileira e harmonia, com quem estudei harmonia, arranjo, música modal, composição e percepção musical.

Me interesso também por música étnica. Participei em 2000 do Encontro Internacional de Etnomusicologia, realizado na UFMG, onde vivenciei experiências musicais de tribos de índios brasileiros e africanos, e do Encontro de Música Clássica Indiana. Fiz aulas particulares de Bansuri (flauta indiana) e Música Clássica Indiana com com Helder Araújo, considerado um dos melhores sitaristas do país, com quem divido palcos até hoje no Grupo Jhala.

Além de guitarristas, fui aluno também de muitos outros instrumentistas. Veja o currículo completo aqui!

Buscando sempre a excelência, me tornei practitioner da Programação Neurolinguística (PNL), buscando aperfeiçoar minha didática através de uma melhor utilização da linguagem e estratégias de raciocínio.

A carreira

Sempre estive envolvido em algum projeto musical desde que comecei a tocar, tendo integrado diversas bandas. Fui integrante também de variadas formações instrumentais, como duo de guitarras; violão e voz,; guitarra e violino, entre outras. Participei de diversas gravações de CDs, ora como músico convidado, ora como músico contratado. Das bandas de destaque, podemos citar:

Reinaldo Figueiredo
Reinaldo Figueiredo com lap steel
  1. Thespian – heavy metal autoral com cd gravado pela Cogumelo Records. Em seu currículo a banda fez aberturas de 6 shows internacionais: Stratovarius, Angra, Dio, Edguy, Hammerfall e Dr. Sin
  2. Seawalker – heavy metal autoral
  3. Guilly Castro – intérprete de Elvis Presley
  4. Grupo Jhala – que faz uma interessante mistura de música árabe e indiana com rock. É integrada por músicos da Transfônica Orkestra de Marcus Viana com quem gravou a trilha sonora da novela O Clone)
  5. Pink Floyd Reunion – cover de Pink Floyd que prima pela semelhança de timbres e sonoridades com a banda original

 

Como educador musical, fui professor de diversas escolas de Belo Horizonte e região, com mais de 20 anos de experiência. Atualmente, tenho minha própria infraestrutura para a realização das minhas aulas. Meu material didático foi selecionado e testado ao longo dos anos. Tem interesse em fazer aulas de guitarra? Clique aqui para conhecer as opções de cursos que podem ser presenciais em Belo Horizonte ou via Skype para todo o Brasil!

Frequentemente meus alunos e ex-alunos fazem questão de exaltar publicamente como foi estudar comigo e a qualidade do conhecimento adquirido. Confira aqui os depoimentos de alunos e ex-alunos!

Atualmente você pode ver meus shows e workshops em diversos locais. Clique aqui para conhecer a agenda!