fbpx
Captadores P-90

Captadores P-90

Powered by Rock Convert

Fabricados desde a década de 40, os captadores P-90 são relativamente difíceis de se ver por aí, especialmente no Brasil. Apesar disso, são altamente desejados pelos mais entendidos do assunto por causa de seu timbre único!

A Origem

Os P-90 são captadores de bobina única que surgiram em 1946. Originalmente produzidos pela Gibson, hoje diversas empresas têm seus modelos de P-90.

O Timbre

Apesar de terem uma única bobina, eles soam diferentes dos single coil, sendo um pouco maiores e, por isso, confundidos por leigos com humbuckers, mesmo sendo menores que estes. Seu timbre é um meio-termo entre os single coils e os humbuckers. Nesse sentido são mais aveludados e encorpados que os single, e soam mais articulados e definidos que os humbuckers. Eles têm uma “voz” muito particular que lhes dão uma personalidade própria sendo, por isso, os “queridinhos” de muitos aficionados por timbre.

Modelos de P-90

Soap Bar – O formato retangular tradicional.

Dog Ear – Possuem pequenas “orelhas” em suas laterais por onde se fixam os parafusos que o prendem ao corpo do instrumento.

Humbucker Casing – Do tamanho de um humbucker para facilitar a instalação e evitar alterações drásticas na estética de seu instrumento.

Captadores P-90
Captadores P-90

Ponto Negativo

Eles costumam ter mais voltas em sua bobina do que os single coils. Assim sendo, os P-90 são mais suscetíveis ao ruído de 60hz, aquele chiado que aparece com mais intensidade quando usamos algum drive.

Curiosidade

Os captadores humbuckers foram desenvolvidos principalmente para eliminar este chiado de 60hz, conhecidos como “hum”. Humbucker portanto seria um “cancelador de hum”.

Guitarras usadas no vídeo

  • Gibson Les Paul “GotW” 28 Guitar of the Week LP Classic Custom P90 2007
  • PRS SE Soapbar II Maple Blue Matteo (para o slide)

Para mais sobre timbre e equipamentos, acesse https://www.reinaldofigueiredo.com/para-guitarristas/

Inscreva-se no canal para receber as novidades e matérias em primeira mão: https://www.reinaldofigueiredo.com/cadastro/

Este post tem 2 comentários

  1. Boa tarde, professor!
    Importante vídeo sobre captadores e sua utilização. O P-90 e o humbucker e suas diferenças. Valeu!

    Abraço forte!

Deixe um comentário

Fechar Menu