Blog

Vídeo do pedal Trio+ da Digitech

Pedal Trio+da Digitech

Esta semana postei um vídeo novo no Facebook e YouTube apresentando o pedal Trio+ da Digitech e demonstrando o que ele faz. É uma unidade muito útil para praticar, compor e improvisar. Eu fiquei surpreso por não conhecer este pedal e um aluno meu, o Philipe, trouxe um para a aula e o deixou comigo para testá-lo. Achei tão interessante que resolvi compartilhá-lo com vocês!

Trio+

No Trio+ você  pré-seleciona um dos 12 gêneros disponíveis (rock, metal, country, folk, jazz…) e, ao tocar, o pedal faz uma “leitura” do que você toca e automaticamente gera uma levada de bateria e uma linha de baixo. Você pode alterar a “levada” escolhendo entre os 12 estilos para cada gênero e tem controle total sobre o volume do baixo e da bateria, independentes. É possível também alterar o tempo e simplificar a linha de baixo, caso o baixo esteja “ativo” demais.

E não pára por aí! O pedal tem um Looper onde você pode gravar camadas e camadas de guitarra. Há também alguns efeitos embutidos, que variam de acordo com o estilo. Você pode também regular o volume do loop.

É possível sequenciar uma música com até 5 partes (intro, verso, refrão, solo e final, por exemplo).

Com tantas possibilidades, você precisará de muita memória. Para isso, há na lateral da unidade, um slot para cartões Micro SD.

Há um jack para conexão de um controlador externo que permite alternar entre as 5 partes salvas para cada música.

É um pedal ótimo para estudo e até pequenas apresentações. Confira!

Nova parceria com a luthieria Mundo das Cordas

Mundo das Cordas

 

É com imensa alegria que anuncio mais uma parceria, desta vez com a luthieria Mundo das Cordas do meu amigo Paulo Penteado. A empresa conta com larga experiência em mais de 12 anos de mercado fabricando, regulando, restaurando e fazendo todo o tipo de serviço em instrumentos de corda. A luthieria é autorizada de marcas de peso como Fender, Gibson, Jackson, Takamine, Yamaha, Tagima e Ibanez.

Alunos que estiverem matriculados em qualquer curso meu terão 15% de desconto para qualquer serviço no Mundo das Cordas. Este é um desconto realmente exclusivo para meus alunos. Para obter o desconto, basta solicitar comigo o seu “cartão-desconto” e apresentá-lo ao levar seu instrumento para manutenção.

O Mundo das Cordas fica na Rua Bernardo Guimarães, 3032 – Santo Agostinho – BH / MG (clique aqui para a localização)

Contato: Tel.: (31) 3201-2519 – (31) 99377-0143 (WhatsApp)

Site: http://luthieriamundodascordas.com.br/

Customização da Fender Stratocaster American Deluxe 60th Anniversary

Meus amigos e alunos sabem da paixão que tenho pela minha Fender Stratocaster American Deluxe. De longe é a melhor guitarra que já tive e olha que já tive algumas…mas depois de 10 anos de uso intenso (2006-2016), precisei fazer algumas substituições de peças e aproveitei para customizá-la.

Fender Stratocaster American Deluxe 60th Anniversary

Minha Fender é uma American Deluxe de 60º Aniversário da marca, criada pelo brilhante Leo Fender em 1946, portanto minha guitarra foi fabricada em 2006, mesmo ano em que foi comprada. Este modelo veio com algumas inovações:

Continuar lendo Customização da Fender Stratocaster American Deluxe 60th Anniversary

A Serenata – Parceria com a maior loja de Minas!

A Serenata

A Serenata loja Centro, maior rede de lojas de instrumentos musicais de Minas Gerais, e eu estamos com uma parceria. Alunos e ex-alunos terão um desconto especial para compras a vista na loja do Centro. Para ter o desconto, procure pelo Luiz Paulo! Se estiver pensando em comprar algo neste final de ano, será uma boa oportunidade!

Loja: A Serenata

Site: http://www.serenatanet.com.br/

Endereço: Av. Olegário Maciel, 151 – Centro – Belo Horizonte/MG. (Clique aqui e veja como chegar)

Confira aqui como foi o workshop sobre timbres de guitarra que fiz na loja!

Workshop sobre timbres de guitarra na A Serenata – 24/10/17

Workshop sobre timbres de guitarra
Rei em performance durante o workshop.

No dia 24 de outubro rolou às 19hrs na A Serenata do Centro de BH o meu workshop sobre timbres de guitarra. Nele eu toquei algumas músicas e abordei assuntos relativos ao timbre e como obter o melhor som com o seu equipamento.

O evento

Workshop sobre timbres de guitarra
Rei tocando um lap steel e Rayane Boldrini.

Comecei falando um pouco sobre como desde criança o timbre me despertou a atenção. Eu sempre digo que as duas maiores características para quem é obcecado por timbres são a curiosidade e a observação e, desde pequeno, já era curioso e observava as diferenças entre timbres. Com o tempo fui adquirindo técnica para moldar o som de acordo com o meu gosto e respeitando as características sonoras de cada equipamento.

Entre uma música e outra, fui respondendo a perguntas do público que se mostrou interessado do início ao fim.

Uma participação especial abrilhantou ainda mais o evento. Rayane Boldrini cantou e mostrou seu talento para quem compareceu ao workshop, sendo também bastante elogiada por todos.

Continuar lendo Workshop sobre timbres de guitarra na A Serenata – 24/10/17

FAQ – Perguntas frequentes sobre guitarra

Aqui você encontra as respostas para as perguntas mais freqüentes que chegam por e-mail. Nelas foram utilizadas explicações simplificadas de modo que sejam compreendidas por músicos de diversos níveis.

O que devo fazer para solar mais rápido?

Não existe uma fórmula mágica ou um exercício milagroso para se tocar rápido. Velocidade é algo que se constrói dia após dia através de um estudo correto e disciplinado do instrumento. Concentração na hora de estudar é fundamental para você desenvolver uma técnica correta e perseverança é o que lhe trará a velocidade à medida que você pratica.

O uso do metrônomo é imprescindível para o estudo da técnica uma vez que você pode ir aumentando

Continuar lendo FAQ – Perguntas frequentes sobre guitarra

Manifesto contra a ignorância na aprendizagem de música!

Muito se comenta sobre a quantidade de informações disponíveis hoje na Internet (e no mundo em geral), e não há dúvida de que isso é extremamente positivo. Há cerca de dez anos atrás, para conseguirmos material de nossos ídolos ou de outros músicos brilhantes cuja obra quiséssemos estudar era necessário um certo sacrifício. Graças à Internet, qualquer um consegue baixar material sobre praticamente qualquer músico: CDs, livros, videoaulas, songbooks e tudo mais estão a poucos cliques de distância. Lógico que é discutível também a questão dos direitos autorais, mas não é isso que gostaria de comentar aqui.

Mas toda essa facilidade traz seus “efeitos colaterais”: o primeiro é a sobrecarga de informação

Continuar lendo Manifesto contra a ignorância na aprendizagem de música!