Contando com mais de 20 anos de experiência, Reinaldo Figueiredo já foi professor de diversas escolas de Belo Horizonte e região metropolitana e leciona atualmente apenas em BH e em seu próprio estúdio. Com método personalizado, o curso trata cada aluno de maneira diferente uma vez que cada um tem necessidades diferentes de aprendizado. A metodologia adotada visa aperfeiçoar as aptidões e superar as dificuldades que cada um tem através de didática de fácil compreensão e que segue uma seqüência lógica. Clique aqui para conferir depoimentos de ex-alunos!

Além de apostilas desenvolvidas especialmente para o curso há ainda material de apoio como métodos de escolas renomadas como o GIT e a Berklee College of Music. O curso aborda todo e qualquer assunto relacionado à guitarra cobrindo também qualquer estilo musical como o rock e suas vertentes (metal, hard rock, etc), o blues, o country e jazz, entre outros.

Embora a maioria de seus alunos seja guitarristas e violonistas, Reinaldo Figueiredo também dá aulas de teoria musical, harmonia e improvisação para outros instrumentistas. Se você toca outro instrumento que não seja a guitarra ou o violão e pretende aperfeiçoar-se em teoria, entre em contato.

Com ótima localização, as aulas são ministradas em local próprio e de fácil acesso e estacionamento, próximo ao centro de BH.

Linhas de Estudo / Opções de Curso

Aulas Regulares Individuais

Periodicidade: uma vez por semana.
Objetivo: Aulas práticas e teóricas abordando todo e qualquer assunto relacionado ao instrumento, cobrindo também qualquer estilo musical. Aulas teóricas também para os demais instrumentistas.
Perfil do Aluno: Alunos de todos os níveis e idades que queiram se aperfeiçoar no instrumento.

Curso de Prática em Conjunto

Periodicidade: uma vez por semana.
Turmas: máximo de quatro alunos.
Objetivo: Desenvolver técnica, teoria e percepção através da execução de músicas. Serão abordados também assuntos como timbragem e uso de efeitos, interpretação, harmonia, estrutura, leitura, arranjo, ritmo, percepção, composição e improvisação. Os alunos irão intercalar base, solo, melodia principal e baixo. Cada música conta com acompanhamento de bateria e teclados (programados). O aluno terá a chance de aprimorar seu ouvido e técnica, além de desenvolver a habilidade de interagir com outros músicos e perceber a função e importância de cada elemento na música. As aulas são para todo e qualquer instrumento musical. A proposta é aliar o ensino musical ao aspecto lúdico da música.
Perfil do Aluno: Alunos de todos os níveis e idades que queiram aperfeiçoar a prática com outros músicos e aprender como tocar em bandas. O interessado não precisa ter experiência na prática em conjunto, visto que o objetivo da aula é justamente desenvolver essa prática.

Curso de Programação e Regulagem de Efeitos

Periodicidade: uma única aula de quatro horas.
Turmas: máximo de cinco alunos.
Objetivo: Demonstrar o que é e o que faz cada efeito, ensinando como ajustar e combinar efeitos para ter o timbre que você sempre sonhou. Dicas de conexões entre pedais e como surgiram os efeitos também serão ensinados.
Equipamentos usados no curso: Guitarras: Fender Stratocaster American Deluxe com captadores Noiseless SCN, e Lap Steel Kian com captador SH-1 (59) Seymour Duncan. Amplificador: Mesa Boogie Mark IIB e gabinetes Custom 2×12 com Celestion Vintage 30 e Marshall AVT412. Pedais: Input Selector Beggiato, Compressor Tone Press Barber, Overdrive LTD SR Barber, Overdrive Clone TS-808, Fuzz 68′ Classic Fuzz II SI Plan-9, Fuzz Ram’s Head Plan-9, Distorção JCMAdd MRoxy, Distorção Riot Suhr, Pedal de volume Boss FV-50, Wah Wah Dunlop Cry Baby GCB-95, Reverb Cathedral Electro-Harmonix, Freeze Electro-Harmonix, Flanger Electric Mistress Electro Harmonix, Phaser Phase 90 MXR, Chorus/Delay V2H2O Visual Sound, Delay Nova Delay T.C. Electronic, Boost RC Booster Xotic. Pedaleira: RP-12 Digitech. Softwares: Native Instruments Guitar Rig e IK Multimedia Amplitube.
Perfil do Aluno: Guitarristas, violonistas, tecladistas, produtores e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer os efeitos.

Curso Intensivo de Técnica e Velocidade

Duração: 2 aulas.
Objetivo: Orientar o aluno na execução correta das principais técnicas de guitarra: Palhetada alternada, sweep picking, ligadura (legato) e tapping (two-hands). A proposta do curso funciona em apenas duas aulas porque elas têm a função de demonstrar a maneira correta de se executar cada técnica sendo que o aluno vai realmente desenvolver estas técnicas em casa, com treino diário e correto e não na aula.
Perfil do Aluno: Alunos que queiram aperfeiçoar sua técnica mas não têm tempo de frequentar aulas semanalmente ou ainda alunos que moram no interior e não podem vir regularmente à BH.

Curso Intensivo – Fundamentos do Blues

Duração: 4 aulas.
Objetivo: Ensinar os elementos básicos que compõem os grandes clássicos do Blues como turnarounds, estruturas (12 compassos e outras), acordes e escalas, entre outros.
Perfil do Aluno: Alunos que queiram entender como funciona o estilo mas não têm tempo de freqüentar aulas semanalmente ou ainda alunos que moram no interior e não podem vir regularmente a BH.

Harmonia para todos os Instrumentistas

Periodicidade: 1 vez por semana.
Objetivo: Aulas práticas e teóricas abordando o estudo da harmonia, cobrindo qualquer estilo musical.
Perfil do Aluno: Alunos de todos os níveis e idade que queiram se aperfeiçoar em harmonia e já toquem algum instrumento.

Improvisação para todos os Instrumentistas

Periodicidade: 1 vez por semana.
Objetivo: Aulas práticas e teóricas abordando o estudo da improvisação, cobrindo qualquer estilo musical.
Perfil do Aluno: Alunos de todos os níveis e idade que queiram seus improvisos e que já toquem algum instrumento.

Tópicos Abordados Com Frequência

Apesar de cada aluno receber um curso diferente, de acordo com seus próprios interesses, a maioria dos alunos será instruída em Harmonia, Improvisação e Teoria Musical, qualquer que seja seu instrumento. Especificamente para a guitarra, são abordadas várias técnicas, ortodoxas ou não. A seguir algumas das habilidades que fazem parte do repertório dos grandes guitarristas em menor ou maior grau:

  • Acordes e arpejos
  • Double-stops
  • Escalas
  • Harmônicos
  • Legato (Hammer-on e Pull-off)
  • Modos gregos
  • Palhetada alternada
  • Pedal-point
  • Regulagem de efeitos (pedais e pedaleiras)
  • Sweep picking
  • Two-handed tapping
  • Walking bass

Além disso, frequentemente são realizados estudos dirigidos, dedicados a compreender melhor a linguagem musical de um determinado estilo, como heavy, blues, jazz, etc., ou de um determinado guitarrista, a fim de estudar as técnicas por ele mais utilizadas. Alguns músicos que são popularmente estudados incluem, mas não se limitam a: Joe Satriani, Steve Vai, Kirk Hammet e John Petrucci.

Considere então contratar aulas via Skype. Entre em contato!